sábado, 22 de agosto de 2009

Francamente,

Vamos mudar um pouco isso. Chega de posts pessoais, pela primeira vez na vida, vou tentar escrever jornalisticamente sobre um assunto polêmico. Só não prometo ser imparcial.

Todos os dias, quando ligamos a televisão, somos noticiados a respeito de algum escândalo envolvendo pessoas que supostamente dedicam a vida ao bem público, pessoas que representam nosso país, estado ou cidade, ou, como são popularmente conhecidos, os políticos. Esses homens e mulheres cujos nomes normalmente usamos para descarregar a raiva do dia, chamando de canalhas, ladrões, mentirosos, etc.

A primeira coisa que pensamos é 'hm, mais um'. A tendência é generalizar, como se carregar uma pasta, usar terno e gravata e ocupar um cargo público fosse sinônimo de desonestidade. Claro que há muitas pessoas que se encaixam em todas essas categorias e são os rostos delas que vemos no jornal nacional. O ponto que me intriga é: todas elas?

Meu pai já foi presidente do PMDB. Já trabalhou para o Rigotto (tal qual nem ouso digitar uma só palavra para defender), Waldir Schmidt (que Deus o tenha), entre outros cujos nomes agora não me recordo. Nunca deixei que isso afetasse minha opinião política, nem ele tentou me fazer defender seus candidatos (até porque, ninguém é perfeito). Acontece que atualmente, o meu excelentíssimo genitor é representante do Governo do Rio Grande do Sul, ou, em poucas palavras, 'trabalha para a Yeda'.

Nos últimos dias, virou fácil, cômodo e unânime falar mal da governadora. Escândalo do Detran, dinheiro roubados do estado investido numa casa. Todos esses 'escândalos' sem dúvida mancharam a reputação de Yeda Crucius, mas a pergunta que eu (talvez a única que ainda se questione) me faço às vezes é: até que ponto isso é verdadeiro?

É fácil dizer 'ela nem é gaúcha e manchou o nome do Rio Grande', 'é uma vaca ladra', 'endividou o nosso estado', 'roubava do Detran', 'usou o dinheiro do povo para comprar uma casa'. É fácil, sim, porque é isso o que a imprensa diz. É fácil, porque vivemos numa sociedade de alienados que não faz a mais pálida idéia do que realmente se passa fora de Caminho das Índias, a não ser se o William Bonner e a Fátima Bernardes anunciarem.

Investigue se depois do governo do PT o RS ainda tinha nome lá em cima. Investigue se as dívidas já não começaram há mais de oito anos, investigue e descobrirá que o escândalo do Detran começou no Olívo Dutra e que a Yeda estava no governo há apenas sete meses quando tudo estourou. Saberá também que ela ganhava vinte mil por mês, ou seja, será mesmo que ela não pode comprar uma casa?

Não quero afirmar nada nem inocentar a governadora de acusação alguma, pois isso infelizmente não me cabe. Minha intenção é tentar fazer as pessoas abrirem os olhos e questionarem-se se realmente tem o direito de falar mal de pessoas que não conhecem, de afirmar coisas que ocorreram em momentos em que 'o povo' não estava presente pra dizer se é verdadeiro ou não.

Pensem: quem manipula a Globo? Quem manipula a Polícia Federal? Quem tem interesse em ver a Yeda, que se vocês sairem da frente da televisão e forem pesquisar descobrirão que ESTÁ fazendo um bom governo, renunciar? Quem quer que o Tarso Genro assuma o cargo dela?

E essas pessoas estão na presidência do país. E não vi ninguém maldizer o PT nas últimas semanas, simplesmente o William e a Fátima ainda não o fizeram.

Antes de levantarmos nossa voz para ofender aqueles que não conhecemos e opinar sobre fatos que não presenciamos, deveriamos nos calar e falar apenas sobre aquilo que realmente entendemos e possuímos uma opinião baseada em fatos, não em mídia.

Francamente.

4 comentários:

Heloísa disse...

surpreendentemente eu estou me interessando por politica, ando lendo muito sobre isso.

ps: amei o banner *------*

s2

Bela disse...

SÉRIO? *-* pensei que fosse a única. adoro política, sinceramente. ah, cerejas sempre seduzem geral! s2

' basho disse...

surprendendemente eu tenho me interessado por política atualmente.
Se bem que eu considero a Yeda uma puta traíra -oiq


tá, teus argumentos tem total sentido, mas tipo: ela tem se puxado em certos momentos, néam?
estourando a condidatura dela, quando meteram o processo no cu dela ela tava bem bela no palácio das hortênsias curtindo as férias ¬¬

e aquele protesto que fizeram na casa dela, usando o neto e tudo mais
baaah

Bela disse...

mas é claro. tu queria que ela fizesse o que, saísse na rua e dissese 'MAS EU JURO QUE NÃO FUI EU' ou 'eu não sei de nada'/lula? ela ficou la, na dela, no palácio, tomando uns chimas. haha.

eu to louca pra ver onde vocês vão enfiar os insultos à Yeda quando o Tarso Genro assumir o governo (o que vai acontecer única e exclusivamente por causa desse povo sem cultura) e ele roubar até as calças dos eleitores. EU QUERO PODER VOTAR LOGO :/